Pesquisa
Título do Programa:
#CasaLibras: Programa educativo de atenção bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) virtual à crianças surdas
Processos:
PROEX: 23112.004320/2021-18
CNPq: 101801/2022-0
FAPESP: 2018/08930-0
FAPESP: 2023/12886-5
A criação do “#CasaLibras: Programa Educativo de Atenção Bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) Virtual para Crianças Surdas” resultou de análises de pesquisas sobre o ensino de surdos na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Essas análises indicaram uma demanda real por formação docente em serviço na perspectiva da modalidade bilíngue de ensino e pela produção de materiais pedagógicos de apoio para práticas educativas. Além disso, foi identificada a carência de conteúdos artístico-literários específicos para crianças surdas, especialmente considerando as questões da expressividade linguística e das escolhas tradutórias diferenciadas para a composição enunciativa em produções visuais para alunos surdos, sobretudo com aquisição tardia de linguagem.
O desenvolvimento dessas pesquisas contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) nos processos de números 2018/08930-0 e 2023/12886-5, e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o processo número 101801/2022-0, que financiou o Pós-doutorado Sênior da Profa. Dra. Vanessa Regina de Oliveira Martins, coordenadora geral do programa.
Os resultados dos estudos que auxiliaram na criação do #CasaLibras, bem como pesquisas subsequentes a partir dele, podem ser observados na seguinte lista de livros, artigos e trabalhos de conclusão de curso:
-
LIVRO
MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira; TORRES, Regina Célia (Org.) ; NICHOLS, Guilherme (Org.) . #CasaLibras ? Educação de surdos, Libras e infância: ações de resistências educativas na pandemia da Covid-19. 1. ed. São Carlos: Pedro & João, 2022. v. 1. 358p. Disponível em: Pedro e João Editores.
-
ALGUNS DOS PRINCIPAIS ARTIGOS
MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. Sobrevida da infância surda numa sociedade centrada na língua oral: o caso covid-19 e a viralização da libras. CHILDHOOD & PHILOSPHY, v. 17, p. 01-26, 2021. Disponível em: Educ@
MARTINS, V. R. O.; TORRES, R. C. Aspectos culturais para a educação de crianças surdas: #CasaLibras em ação. Revista Espaço, v. 56, p. 177-202, 2021. Disponível em: Revista Espaço INES
MARTINS, V. R. O.. Educação de surdos e atuação de intérpretes educacionais em escolas com propostas bilíngues. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 11, p. 535-566, 2020. Disponível em: Revista Filosofia e Educação - UNICAMP
MARTINS, V. R. O. O governo das diferenças e a potência da vida surda na escola. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE), v. 34, p. 1-36, 2020. Disponível em: Revista Educação e Filosofia - UFU
-
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) VOLTADOS AOS ESTUDOS DESSE PROGRAMA
1. Thayna Thaysa Proença Santos. #CasaLibras: aspectos técnicos da tradução de Libras para Língua Portuguesa na modalidade oral para crianças ouvintes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em TILSP) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Vanessa Regina de Oliveira Martins. Disponível em: Repositório UFSCar
2. Luiza Trindade da Silva. Desafios e possibilidades da atuação de intérpretes educacionais para a inclusão de alunos surdos na educação básica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em TILSP) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Vanessa Regina de Oliveira Martins. Disponível em: Repositório UFSCar
3. Jessica Leite Pereira Moreira. Narrativas em Libras como dispositivo formativo para tradutores e intérpretes de Libras voltadas ao público infantil surdo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em TILSP) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Vanessa Regina de Oliveira Martins. Disponível em: Repositório UFSCar