Extensão

Título do Programa:
#CasaLibras: Programa educativo de atenção bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) virtual à crianças surdas


Processos:
PROEX: 23112.004320/2021-18
CNPq: 101801/2022-0
FAPESP: 2018/08930-0
FAPESP: 2023/12886-5


O maior braço do “#CasaLibras: Programa Educativo de Atenção Bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) Virtual para Crianças Surdas” está nas ações extensivas que integram práticas colaborativas da universidade no âmbito da formação continuada para setores, serviços e espaços institucionais externos à universidade. Nosso foco principal está na parceria com instituições públicas de ensino da educação básica, promovendo a formação continuada dos profissionais que atuam na modalidade bilíngue (gestores, docentes, intérpretes de língua de sinais, educadores e instrutores de Libras) em colaboração com redes de ensino.

Estamos envolvidos na elaboração de produções artístico-literárias e de outros materiais que podem ser utilizados em práticas pedagógicas por educadores bilíngues. Além disso, promovemos eventos recreativos e interativos, tanto virtuais quanto presenciais, para alunos surdos, incluindo contações de histórias em associações e salas de aula (remotas ou presenciais) e a realização de atividades lúdicas para crianças surdas.

Nossos materiais são fruto do trabalho colaborativo de uma equipe de profissionais da UFSCar e estudantes, da graduação e pós-graduação, comprometidos com a qualidade da educação de surdos e com a promoção de inovações midiáticas para crianças surdas. Além disso, contamos com a participação de muitos voluntários externos que colaboraram na produção narrativa de histórias em Libras, na criação autoral de histórias inéditas para nosso programa, e com a parceria de autores que permitiram a versão de suas obras originais em Libras.

Nosso maior destaque é o campeonato artístico-literário, que tem alcançado educadores e alunos surdos de todo o Brasil, incentivando a criatividade e o engajamento na produção de diversos conteúdos literários com foco na Libras e nos aspectos culturais das comunidades surdas. Os campeonatos têm recebido apoio da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), processo n° 23112.045635/2023-79, e do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs), ambos da UFSCar.