Ensino

O programa “#CasaLibras: Programa Educativo de Atenção Bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) Virtual à Crianças Surdas” atua de forma integrada no âmbito do ensino aplicado à pesquisa e extensão. Nesse sentido, os docentes que fazem parte da equipe do #CasaLibras promovem atividades acadêmicas dentro das disciplinas lecionadas, possibilitando a participação ativa dos estudantes na produção de materiais que apoiem as práticas educativas com alunos surdos. Além disso, há participação direta de alunos, tanto bolsistas quanto voluntários, de variados cursos, na equipe do programa, resultando em práticas de estágio curricular e trabalhos de conclusão de curso.


Um exemplo dessa integração é um vídeo produzido no curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa (TILSP/UFSCar). Esse vídeo foi resultado da colaboração entre três disciplinas: Tradução e Interpretação na Esfera Educacional I, Aquisição de Linguagem: Libras e Aquisição de Linguagem: Língua Portuguesa, ministradas, em ordem de aparição, pelos docentes Vanessa Regina de Oliveira Martins, Guilherme Nichols e Cássio Florêncio Rubio.

O vídeo foi idealizado de forma autoral pelos estudantes, desde a criação da história, as narrativas em Libras, até as ilustrações, e todos os envolvidos na produção estão referenciados no mesmo.


Ensino e Extensão: Festival Cultural do #CasaLibras reúne crianças surdas na UFSCar

No segundo semestre de 2024, como parte das atividades da disciplina Estágio Supervisionado III do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa da UFSCar, a professora Vanessa Martins – responsável pela disciplina e coordenadora do programa #CasaLibras – promoveu, juntamente com seus estudantes, o Festival Cultural do #CasaLibras.

A ação integrou ensino e extensão por meio da realização de um teatro bilíngue (Libras e Língua Portuguesa), apresentado pelos alunos da disciplina de Estágio e supervisionado pelos professores Guilherme Nichols (TILSP/UFSCar) e Anne Iriarte (Setils/UFSCar), ambos integrantes da equipe do #CasaLibras.

O evento foi direcionado a crianças surdas das escolas públicas, polo bilíngue do município de São Carlos e aconteceu no campus da UFSCar. Contamos com a presença de mais de 50 estudantes, que participaram de uma programação especial com:

  • Apresentação teatral: "As Aventuras de Cali – o mascote do #CasaLibras"
  • Oficinas de arte voltadas aos alunos surdos
  • Lanche coletivo e distribuição de pipoca

O festival foi uma experiência rica de interação, inclusão e valorização da cultura surda, reforçando o compromisso do #CasaLibras com a promoção de práticas pedagógicas bilíngues em espaços de formação.

Veja como foi o processo de preparação dos nossos alunos para o Festival: