Equipe
EQUIPE
VANESSA REGINA DE OLIVEIRA MARTINS Coordenação Geral | UFSCar Pós-doutoranda Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Programa de Pós-graduação em Educação, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2023). Doutora (2013) e Mestra (2008) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) (2004). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Atualize/Unibem (2007). Professora Adjunta IV no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (DPsi/UFSCar). Coordenou o Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa (TILSP/UFSCar) (2019-2023). Docente vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi/UFSCar/CNPq). Membro da Comissão Editorial da Revista de Educação Especial (UFSM) - Editora de Seção. Coordenadora e criadora do programa de pesquisa e extensão #CasaLibras (UFSCar/FAPESP/PROEX). Coordena um Grupo de Estudos em Educação e Filosofias da Diferença (GEEFiDi/UFSCar). Membro e pesquisadora da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE/UNISINOS). Membro avaliadora Ah hoc de projetos de pesquisas submetidos à FAPESP e de Iniciação Científica, submetidos à Editais CAPES pela UFSCar. Possui experiência docente na área da educação bilíngue de surdos (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental); na formação na área social da surdez; na formação de tradutores e intérpretes de língua brasileira de sinais; na formação para educadores bilíngues de surdos e professores de Libras. Possui experiências como tradutora e intérprete de língua brasileira de sinais em diferentes áreas, com maior ênfase na interpretação em contextos de ensino. Áreas de interesse de estudos e pesquisas: Filosofias da diferença; Educação de surdos e educação inclusiva; Intérprete de língua de sinais em contexto de ensino; Educação bilíngue de surdos; Relações de saber e poder no contexto educacional; Educação e diferenças; Práticas pedagógicas; Letramento visual e Pedagogia surda. |
|
GUILHERME NICHOLS Vice-Coordenação | UFSCar Ator (DRT 0059224) e Graduado em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2012). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2016) e doutorando em Educação pela UNICAMP (em andamento). Possui Habilidade Profissional Técnica em Teatro (2023) pela SENAC/São Carlos-SP. Atualmente, é professor do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais / Língua Portuguesa no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Experiência Profissional: Educação Bilingue de Surdos: (Instrução em Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II); Formação de Instrutores de Libras; Ensino de Libras como Segunda Língua; Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras; Consultório de Acessibilidade na Esfera Artística de Teatro; Contribuição para tornar o teatro mais acessível. Áreas de Interesse e Pesquisa: Filosofia da Diferença (Deleuze e Guattari), Educação Bilíngue, Ensino de Libras como Segunda Língua, Literatura Surda/ em Libras, Teatro Bilíngue. |
|
REGINA CÉLIA TORRES Coordenação Audiovisual | UFSCar Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs / UFSCar), na linha de pesquisa Produção científica e formação de recursos humanos em Educação Especial. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (EESC/USP), Especialista em Design Instrucional pelo Centro Universitário Senac e Graduada em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente ocupa o cargo de Programadora Visual na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuando junto ao curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa (TILSP/UFSCar), onde é responsável pela área técnica audiovisual e pela produção de novos recursos midiáticos. Membro do Grupo de Pesquisa Surdez e Abordagem Bilíngue (GPSAB) e do Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui experiência de 18 anos no desenvolvimento de projetos integrados na área de Design, através da criação de Identidade Visual completa, de material gráfico de divulgação, de site institucional, de sinalização, de e-commerce e interfaces gráficas para softwares e aplicativos mobile, com maior ênfase no contexto do ensino superior. Áreas específicas de estudos e pesquisas: design no contexto educacional; educação de surdos e educação inclusiva; intérprete de língua de sinais em contexto de ensino; educação bilíngue; letramento visual e surdez. |
|
RODRIGO VECCHIO FORNARI Coordenação Audiovisual | UFSCar Mestre em Educação Especial pelo Programa de Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui graduação em Imagem e Som pela UFSCar (2001). Atualmente é técnico de laboratório área / audiovisual atuando junto ao curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa (TILSP/UFSCar). Membro do Grupo de Pesquisa Surdez e Abordagem Bilíngue (GPSAB) e do Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área produção audiovisual, com ênfase em edição e composição de vídeos e tradução audiovisual para Libras em diferentes formatos. Áreas específicas de estudos e pesquisas: audiovisual no contexto educacional; educação de surdos e educação inclusiva; intérprete de língua de sinais em contexto de ensino; educação bilíngue; letramento visual e surdez. |
|
ANNE CAROLINE SANTANA IRIARTE Intérprete de Libras | UFSCar Mestra em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs). Graduada no curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS / Língua Portuguesa pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2018). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2012). Atuou como Tradutora e Intérprete de Libras / Língua Portuguesa no Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Tem experiência como intérprete de Libras em diferentes esferas, especialmente, educacional, no ensino fundamental e ensino superior, saúde e conferência. Tem interesse nos estudos sobre educação bilíngue, tradução e interpretação em Libras na esfera educacional. Atualmente é tradutora e intérprete de Libras na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). |
|
ITYARA AGUIAR GIRKE Intérprete de Libras | UFSCar Licenciada em Letras Português/Inglês pela Unisepe em 2007. Especialista em educação Especial com ênfase em Inclusão escolar pela PUC/PR (2010) e em Educação Bilíngue para Surdos pelo Instituto Paranaense de Ensino (2014). Certificada pela Exame Nacional em proficiência em Libras (Prolibras) em tradução e interpretação (2008). Atualmente trabalha como intérprete de Libras/Língua Portuguesa na Universidade federal de São Carlos (UFSCar). Atuou como tradutora intérprete em instituições de Ensino privada (Universidade Positivo 2011-2016) e pública (Secretaria de Estado de Educação do Paraná (2009 a 2018). Possui Carreira desenvolvida na área de Educação de surdos, com ampla experiência em interpretação para Língua Brasileira de Sinais e atendimento a pessoas surdas em escolas de nível Fundamental e Médio, Ensino Superior, pós-graduação. Experiência em interpretação para Libras em palestras e eventos em geral. |
|
TATIANE CRISTINA BONFIM Intérprete de Libras | UFSCar Doutoranda e mestre (2020) em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciada no Curso Normal Superior (2005) e graduada em Pedagogia (2008) pelo Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2016) pela Universidade Cândido Mendes, em Tradução/Interpretação/Instrutora de Libras (2013) e em Educação Especial e Educação Inclusiva (2011) pelo UNINTER - Centro Universitário Internacional. Certificada pelo Exame Nacional de Proficiência na Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa - PROLIBRAS (2016). Atua como Intérprete de Libras/Língua Portuguesa na Universidade Federal de São Carlos UFSCar (Campus São Carlos) e como professora especialista na Sala de Recursos na Escola Municipal Marcello Schmidt em Rio Claro - SP. Participa como pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação e Filosofias da Diferença (GEEFiDi/UFSCar). Possui experiência docente na Educação Básica e no Ensino Superior, atuando como Intérprete Educacional na área de Educação Bilíngue de Surdos: Anos Iniciais do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e no Ensino Superior. É Tutora Virtual (bolsista) em cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Educação, Alfabetização para Estudantes com Deficiência (AlfaDef) e Conselho Escolar (CE). Tem experiência como professora especialista na Educação Especial em salas de recursos, salas exclusivas e como professora regente em sala regular (Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e EJA). Tem ampla experiência como tradutora e intérprete de Libras em diferentes contextos, com ênfase na interpretação no ensino superior e na área comunitária. |
COLABORADORES
BOLSISTAS
ANO DE ATUAÇÃO: 2024
FERNANDA CARBONERA AGRELLA Aluna Imagem & Som | UFSCar Estudante de Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi estagiária em Audiovisual na Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI), atuando na Secretaria geral de Educação a Distância (SEaD-UFSCar). Fez parte do Centro Acadêmico da Imagem e Som e atualmente, atua da equipe do site da Revista Universitária da UFSCar (RUA). |
|
YASMIN CORRÊA DOS SANTOS Aluna TILSP | UFSCar |
ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO - PPGEEs UFSCar
ANO DE ATUAÇÃO: 2024
CÉSAR AUGUSTO GIRKE Aluno PPGEEs | UFSCar Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Possui graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Pós graduação em Educação Bilíngue para Surdos pela Faculdade de Tecnologia América do Sul. Atua como Tradutor Intérprete Língua de Sinais no Instituto Federal de Educação de São Paulo Campus São Carlos desde 2018. |
|
PRISCILA SILVEIRA SOLER Aluna PPGEEs | UFSCar Doutoranda em Educação Especial (2023) e Mestra em Educação Especial (2022) pelo programa de pós-graduação em Educação Especial (CAPES 7) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Bacharela em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). (2015 - 2019). Membro e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi/UFSCar/CNPq).Membro do programa de pesquisa e extensão #CasaLibras (UFSCar/FAPESP/PROEX). Atualmente é professora substituta do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). |
ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO - PPGL UFSCar
ANO DE ATUAÇÃO: 2024
ANDERSON MARQUES DA SILVA Aluno PPGL | UFSCar Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal de São Carlos(2016) e graduação em Letras - Ingles pela Universidade Federal de São Carlos(2016). Atualmente é Tradutor Intérprete de Libras da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Lingüística. |
EGRESSOS DO CURSO TILSP - UFSCar
ANOS DE ATUAÇÃO: 2020 a 2023
JÉSSICA LEITE PEREIRA MOREIRA Aluna Egressa TILSP | UFSCar Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá(2017). |
|
THAYNA THAYSA PROENÇA SANTOS Aluna Egressa TILSP | UFSCar Graduada em Tecnologia de Produção Audiovisual pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2017), com experiência na área de Artes em Roteiro e Direção Cinematográfica. Atualmente cursando Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa na Universidade Federal de São Carlos (2018), com atuação em projeto de extensão na área de educação bilíngue virtual. |
|
SUYENE PEREIRA DA SILVA Aluna Egressa TILSP | UFSCar Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Ely de Almeida Campos(2016). |
EGRESSOS DO CURSO DE IMAGEM E SOM - UFSCar
ANOS DE ATUAÇÃO: 2021 a 2023
LUIZA TANI JÚLIO DE SOUZA Aluna Imagem & Som | UFSCar É graduanda em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), participou de projetos de extensão oferecidos tanto pelo seu curso como a SeIS 2021 (Semana de Imagem e Som 2021) como de outros cursos, como o Projeto #casa_libras, os quais possibilitaram a experiencia na área de edição de vídeos, criação de artes e organização de redes sociais e produção. |